Já pensou nas consequências da não manutenção de ar-condicionado dentro da sua casa, escritório ou ambiente que você frequenta?

Além do aumento no gasto de energia por causa do mau funcionamento do aparelho, pode causar problemas de saúde, como irritação da mucosa, rinite, sinusite e até dores de cabeça.

A limpeza de ar condicionado adequada previne complicações da saúde respiratória e economiza energia. Sem falar no aumento de vida útil do aparelho, evitando gastos com trocas e peças de reparo, além de mantê-lo mais silencioso.

Assim como seu carro, o ar condicionado também precisa de manutenção e limpeza frequente. De acordo com especialistas médicos, a causa de diversas alergias e irritações das vias aéreas, como rinite e sinusite, vem de um equipamento que está sujo.

Portanto, além da aquisição de uma máquina que faça a filtragem do ar, é preciso pensar na sua manutenção e higienização constante.

Limpeza de Ar Condicionado da Vagner Eletro

Existe uma diferença entre fazer a limpeza de ar condicionado janela e a higienização de ar condicionado split, por exemplo. E quem vai saber fazer isso é um profissional da área.

Por isso, ao menos uma vez ao ano você deve chamar um técnico especializado para efetuar uma limpeza profunda da estrutura do aparelho, que inclui:

  • Limpeza dos filtros e bandeja de drenagem;
  • Limpeza do dreno de escoamento do líquido condensado;
  • Limpeza e lubrificação dos motores elétricos dos ventiladores da condensadora e da evaporadora;
  • Verificação da isolação dos tubos, disjuntores, fusíveis e componentes elétricos;
  • Lubrificação dos ventiladores das unidades evaporadora e condensadora;
  • Revisão do isolamento acústico da câmara de insuflamento da unidade evaporadora visando eliminar ruídos decorrentes do desprendimento da isolação;
  • Reaperto dos cabos de alimentação elétrica;
  • Testes nos dispositivos de segurança.

A manutenção do ar condicionado pode ajudar a prevenir doenças

No mercado, existem aparelhos com tecnologias capazes de eliminar 99,9% das bactérias, fungos e ácaros causadores das principais doenças respiratórias.

Além disso, existem filtros capazes de purificar 100% do ar, retendo partículas de poeira do ambiente que podem ser um agravante para quem possui alergias. Ou seja, quando você investe no aparelho certo, você não investe só em conforto térmico, mas em saúde também.

Um bom exemplo de aparelho que oferece esse benefício é o Ar Condicionado Split Inverter WindFree 9000 Btus da Samsung. Ele tem o novo sistema chamado Virus Doctor, que possui um filtro de alta densidade Full HD, confeccionado com material bactericida. Ele filtra 100% do ar, proporcionando um local mais saudável, fresco e livre de doenças transmitidas pelo ar.

Não deixe de lado a limpeza por conta própria

Você pode, ou melhor, deve, fazer a limpeza do filtro de nylon pelo menos uma vez por mês. É possível fazer a higiene superficial em casa, desde você que tenha o manual do aparelho em mãos, já que cada marca tem uma especificação diferente.

Existem alguns filtros, como de carvão ativado e de hepa, que não podem ser lavados com água, enquanto o de nylon pode ser molhado sem problemas. É imprescindível ficar sempre atento a esses detalhes para não danificar o dispositivo.

Siga um passo a passo para limpar seu filtro:

  1. Desligue o aparelho;
  2. Abra o painel frontal;
  3. Desencaixe o filtro de nylon;
  4. Lave com água morna ou fria, use um jato de água;
  5. Se necessário, use um sabonete neutro;
  6. Deixe a peça secando à sombra;
  7. Se ainda ficar úmida, seque com um pano;
  8. Recoloque e pronto.

A limpeza superficial do filtro pode ser feita por conta própria, porém a recomendação é que seja contratado um serviço especializado para fazer a manutenção completa.

Existem outras partes mais sensíveis do mecanismo interno que devem ser limpas por um profissional.  Por isso, a Vagner Eletro oferece serviços de limpeza de ar condicionado em todo o país com profissionais qualificados e autorizados pelas principais marcas de ar condicionado.

É interessante, também, fazer uma pesquisa para conhecer a empresa que fará a manutenção de ar condicionado no seu ambiente. Uma dica é verificar e experiência da empresa escolhida, assim como a do técnico que será encarregado. Você vai querer alguém que entenda do assunto e te passe confiança. Outra orientação é verificar o tempo de mercado desse negócio, quanto mais tempo, melhor o conhecimento. A Vagner Eletro tem todos os pré-requisitos para passar segurança e oferecer conforto para você e sua família.

Abrir WhatsApp
Olá!
Como podemos te ajudar?